terça-feira, 30 de julho de 2013

PAPA FRANCISCO

Avaliando com a Bíblia a visita e pronunciamentos do Papa Francisco


Por Solano Portela


Nota: Sermão pregado na Igreja Presbiteriana de Santo Amaro em 28.07.2013, baseado em um texto meu anteriormente postado no BLOG, atualizado para o contexto da visita do Papa ao Brasil, no final de julho de 2013.
Leitura: Mateus 9.35-38
E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades. Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.

DEUS E FAMILIA

As exigências de Deus para os mestres e suas famílias
.

“Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa; Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade”. (I Timóteo 3.14-15)


A primeira carta de Paulo a Timóteo foi escrita com o objetivo de instruí-lo sobre como a Igreja deveria ser organizada caso ele demorasse demais para chegar e lidar com o assunto pessoalmente. Ele escreveu a Tito com a mesma intenção:“Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam”. (Tt 1.5) Um dos assuntos mais importantes de I Timóteo é a respeito das características pessoas daqueles que são ordenados à posição de liderança na Igreja:

MARCA DA BESTA?

Aluna evangélica é expulsa da escola por recusar “marca da besta”
Aluna evangélica é expulsa da escola por recusar “marca da besta”Aluna evangélica é expulsa da escola por recusar "marca da besta"


Aos 15 anos de idade, a evangélica Andrea Hernandez, está no centro de um debate nos Estados Unidos sobre segurança e liberdade de expressão. Ela foi expulsa no final de 2012 da escola de ensino médio John Jay, em San Antonio, Texas, porque não aceitou receber o que chama de “marca da besta”.
Trata-se de um microchip de rastreamento que faz parte dos novos crachás de identificação dos alunos. Ele serve para indicar a localização dos alunos durante o tempo que eles permanecem na escola. Através de dispositivos de leitura ‘escondidos’ em lugares como portas, paredes, telas e pisos da escola, as informações contidas nos chips RFID são lidas. Andrea acredita que isso é uma ofensa a sua fé cristã, pois seria uma forma de monitoramento previsto no Livro de Apocalipse.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

SEM DEUS, NÃO HÁ ATEUS

‘Sem Deus, não há ateus’, desabafa jornalista; veja o vídeo
Imagem: Divulgação

A jornalista Rachel Sheherazade afirmou durante um de seus editoriais no Jornal do SBT que sem Deus, não existiriam católicos, protestantes ou ateus. O comentário foi feito depois do protesto chamado de “desbatismo coletivo” que está sendo promovido em repúdio à visita do papa Francisco ao Brasil durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Organizado por Daniel Sottomaior, presidente da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (ATEA), o “desbatismo coletivo” alega protestar contra o uso de dinheiro público para custear a visita do pontífice católico, e também contra o uso de símbolos cristãos em prédios públicos e ensino religioso nas escolas, segundo informações do jornal O Globo.

Conhecida por suas opiniões fortes sobre temas polêmicos, ela afirmou que os ativistas ateus se esquecem que a intolerância religiosa é crime no Brasil.

CONVERSÃO

Vídeo: Emerson Fittipaldi fala de sua conversão no ‘Agora é Tarde’
Imagem: DivulgaçãoO bicampeão de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi testemunhou sobre sua conversão ao cristianismo em entrevista ao programa ‘Agora é Tarde’, da Band, apresentado por Danilo Gentili.

Em 1996, quando corria na Fórmula Indy, Emerson sofreu um acidente durante a prova de Michigan, ao tentar ultrapassar o piloto canadense Greg Moore. O ex-piloto afirmou que na época pensou em parar de competir, e chegou a conversar com o dono da equipe sobre o assunto.

terça-feira, 16 de julho de 2013

A ARTE DE RECOMEÇAR

A ARTE DE RECOMEÇAR

“A grandeza humana não está na coragem com que recebemos os infortúnios, nem quando enfrentamos com heroísmo os momentos mais difíceis. A grandeza está na nossa capacidade de prosseguir”.
Esta frase estava escrita num cartaz afixado em algum lugar público por onde passei. Li por várias vezes e, depois de analisá-la, não pude concordar 100% com ela. Eu acredito que haja, sim, nobreza humana na coragem e no heroísmo com que enfrentamos as adversidades, mas a frase me fez refletir sobre o quanto é difícil o recomeço para qualquer ser humano, depois de atravessar um momento trágico na vida. Mais nobre é aprender a dar a volta por cima e recomeçar! Posso aqui enumerar uma porção de coisas que nos abalariam hoje e que poderiam nos deixar sem forças para recomeçar e prosseguir a caminhada, mas isto nem é necessário, todos sabemos muito bem o que é a dor de uma perda, seja ela qual for, material ou humana.

O PRIMEIRO PASSO É NOSSO, O RESTO É COM DEUS

O PRIMEIRO PASSO É NOSSO, O RESTO É COM DEUS


Posso garantir que muitas pessoas que passam por aqui tem alguma coisa em sua vida que as impedem de chegar a Deus: algum hábito pecaminoso difícil de se deixar, algum ressentimento guardado do qual jamais se livrou, alguma ferida ainda aberta em sua alma ou sentimentos malignos que não sabem controlar. Todas sabem que é preciso se livrar de tais coisas e nem sempre é por falta de tentativa. Talvez o caminho que estão buscando para se resolver isto não seja o certo ou então ainda não tem a real consciência de quais sejam seus erros. Conheço algumas pessoas que têm uma vida religiosa “exemplar”, mas não conseguem enxergar seus próprios defeitos, só os dos outros. É importante reconhecermos nossos defeitos e nos livrarmos deles agora, se queremos uma vida com Deus. Como? “Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.” Tiago 4:10

quarta-feira, 10 de julho de 2013

PERGUNTA BÍBLICA?

Perguntas Bíblicas sobre: "“Amai a vossos inimigos” Devemos Amar a Satanás?"

Recentemente fui surpreendido com esta pergunta. A resposta parece tão óbvia que poderia ser respondida com um simples não, mas esta é uma pergunta sincera e baseada em um texto Bíblico: Mt 5.44, onde o Senhor Jesus disse: “Amai a vossos inimigos”.
O raciocínio para a questão está baseado no fato de satanás ser nosso inimigo, então se o Senhor Jesus disse para amarmos nossos inimigos, devemos amar a satanás. É isto ou há outro significado?

Para apresentarmos uma resposta honesta a esta questão, precisamos em primeiro lugar fazer uso da hermenêutica, que é a arte de interpretar. Ou seja, precisamos interpretar o texto Bíblico. Quando lemos um texto Bíblico precisamos ter em mente alguns aspectos para que possamos interpretar corretamente, como o plano de fundo histórico, quem falou, para quem foi falado (ou escrito), a língua original, o tipo de literatura e até mesmo as condições geográficas.
Não é minha intenção complicar ao ponto de não ser possível entender. Portanto, vou abordar a questão de maneira simples, mas sem fugir dos princípios de interpretação.

MANÁ OU ABÓBORAS?

Maná ou Abóboras?

“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.(1 Cor 10:31). O que...

O que está alimentando a sua alma? Maná (Palava de Deus que vem do céu) ou Abobrinhas da mídia, TV ou das redes sociais?
Dependendo da alimentação, a alma será mais fortalecida e, se o espírito estiver desnutrido, este será governado pela alma, a qual também dominará sobre o corpo.
Não somos apenas cabeça, corpo e membros (corpo humano). Nem somos apenas um corpo humano e uma consciência (alma). Existe uma essência, que se comunica com a essência do universo, o próprio Deus. Esta essência chama-se espírito. Somos portanto, corpo, alma e espírito. Os três elementos devem estar em perfeito equilíbrio.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...