quarta-feira, 26 de junho de 2013

É PECADO FESTA JUNINA?


Festa junina “São João” é pecado comemorar?




Primeiro vamos entender de uma forma bem resumida como começou essa festa.
Quem é São João?

João Batista, João nasceu no dia 24 de junho seis meses antes de Jesus Cristo, assim o papado passou a dar reconhecimento a esta data como forma de “prestigiar” João Batista. (nesta mesma data A.C já eram comemoradas festas com fogueiras, vamos ler mais...)


De onde começaram as famosas fogueiras de São João?


Na Inglaterra, antes da entrada do cristianismo o 24 de junho era comemorado em honra ao deus Baal. Depois da entrada do cristianismo neste mesmo país ainda continuaram a usar as fogueiras, mas agora em honra a São João, “as fogueiras de São João”
Ainda hoje no dia 24 de junho essas mesmas fogueiras são usadas na Alemanha, Escandinávia e na Finlândia como encantamento mágico afim de obter mais fertilidade para com os animais.


Os evangélicos podem comemorar esta festa pagã?


Como lemos acima, é uma festa religiosa que sofreu alterações para chegar a ser nomeada como “São João” antes de ser festas juninas essas festas eram dedicadas a deuses pagãos, hoje apenas tem um nome bonitinho por cima. E mesmo se fosse dedicada a João Batista não poderíamos comemora-la, o único digno de honra é Jesus Cristo.



Devemos nos distinguir deste século mau, pois para isto Jesus nos chamou (1 Pe. 2.9). Não somos deste mundo (João 15.19).




O Espírito da verdade habita no crente (João 14.17). Por esta razão, o mundo odeia o crente (João 15.18; 1 João 3.13).




É necessário que nosso testemunho seja completo (2 Coríntios 5.17; Gálatas 6.15-17).




Quando, para não sermos antipáticos, participamos e nos harmonizamos com o mundo como sistema de iniquidade, estamos sendo cúmplices do mal, sendo pedra de tropeço para a ação de Deus a favor do próprio mundo (Ezequiel 3.17-18).

Um comentário:

  1. Irmão, por favor lembre-se de creditar sempre que pegar um estudo da autoria do "blogevangelico.blogspot.com". Obrigada, caso contrário terei que denuncia-lo por plágio.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...